24 maio 2009

SENTIMENTO DE AMOR: O que há por trás?



Eu te amo meu amor”. Quantas vezes recitamos e ouvimos essa frase “clichê” pela vida afora. Quantas vezes a palavra “amor” está sendo repetida por esse mundão de Deus, agora mesmo, quando me debruço para escrever sobre o que sutilmente se encontra por trás desse tão falado e decantado afeto.

Quero falar do sentimento de amor que se confunde com o senso de “poder”. O poder intuitivo de dominar o outro, de tomar posse do outro. Afeto esse, que na maior parte das vezes não se torna consciente, por se encontrar escondido nas instâncias mais obscuras e profundas do nosso ser.

Será que ele mentiu quando disse que a amava tanto, que não podia viver sem ela?.

Será que traduzindo em miúdos, o “amor”, para o galanteador, não se resume a um mero sentimento de posse ─, o desejo possessivo de ter uma pessoa transformada em instrumento ou objeto em suas mãos?.

Às vezes, dizemos que amamos a esposa, o filho, o empregado de casa, ou mesmo um mendigo de rua, sem se ater a uma reflexão mais criteriosa. Reflexão essa, que pode simplesmente desembocar na constatação de que esse “amor” não passa de um sentimento de gratidão, por essas pessoas terem se tornado objetos de nossa dominação. Então, imaginamos que dominamos àquelas vidas, pelo simples fato de “amá-las” muito; na verdade, “as amamos” porque as dominamos.

Por vezes, aprisionamos nossos filhos em gaiolas douradas, e dizemos para nós mesmos: “é para sua proteção”. Racionalizamos que essa preocupação natural é “amor”. No entanto, essa percepção não passa de uma dominação ou propriedade.

O resultado é que quando o filho cresce, o que fica plantado nele é o receio de amar, pois o amor para ele, subtende-se, que é ficar preso e obstado. O amor que trava a liberdade não é amor, é possessão.

Infelizmente, em nossa cultura tratamos os outros como mercadoria. Achamos que para adquiri-los basta que eles fiquem dependentes de nós. Erich Fromm ─ o grande humanista da filosofia clássica alemã, escreveu: “Só há um sentido para a vida: o próprio ato de viver”.

Poderemos até pensar que a educação ensina a amar. Educar como se doma um animal, nunca vai fazer nascer na criança o sentimento do amor. Não podemos negar que, na grande maioria das vezes, o que as crianças aprendem na escola, são modos de representação para indicar para sociedade que elas gostam e aprovam aquilo que foi infundido em suas mentes. Tanto os pais, como os professores ensinam a criança a ser indiscriminadamente amistosa, como os trejeitos ensaiados de como sorrir e tagarelar.

Então, em suma, o que se esconde por trás desse amor artificialmente imprimido?

Escondem-se a jovialidade e a cordialidade adquiridas e expressas no que denominamos: “bons modos sociais”, ditas em outras palavras: “reações condicionadas”. E nós, os pais, ficamos na incumbência de ligar e desligar o interruptor dos nossos autômatos filhos.

Por outro lado, a religião corrobora com todo esse mecanismo de dominação, ao ensinar a esconder os próprios sentimentos. Os atos psíquicos originais da criança, através de subornos, são substituídos por meros clichês de convivência social. Sem poder expressar os seus sentimentos, o ser em formação vai se adaptando a um regime de escravidão psicológica dentro de um mundo ilegítimo e estéril.

Ela, a criança, aprenderá no mínimo, que AMAR, é ter que dominar o outro, e submetê-lo aos seus próprios poderes.

Como haverá lugar para o amor, se o mais alto valor humano é o sucesso? Como haverá lugar para o amor se em nossa vida diária o objetivo principal é nos transformarmos em um mero instrumento de competição dentro de uma máquina que nós mesmos construímos? É no meio dessa engrenagem chamada “sociedade” que tudo se confunde: desejo se confunde com fé; dependência se confunde com benevolência; ações egoístas se confundem com amor e altruísmo.

Vivemos dentro dos meandros de um amor utilitarista que depende da aprovação alheia ─ que faz o homem perder a sua identidade, alienando de si mesmo. É essa alienação constituída pela indiferença a si próprio e aos outros, que faz deitar raízes maléficas em toda a nossa cultura secular.

Não há dúvida de que há muita inverdade e artificialidade por trás daquilo que tão “humanamente” denominamos de “amor”.

O escolástico Hugo de São Victor (século XI), à respeito do amor desinteressado, assim se pronunciou: “[..]Pois o que é amar, senão querer possuir a quem se ama? Na realidade não procuras outra coisa em troca de teu amor, e no entanto procuras e desejas algo naquilo mesmo que amas”.

O Apóstolo Paulo no final de seu memorável sermão sobre o amor, disse: “Agora vemos em espelho, de maneira obscura [...];” (I Coríntios 13 :12)

Está escrito: “o amor é paciente, é benigno. O amor não inveja, não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal. O amor não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo suporta, nunca falha [...]” (Coríntios 13). Nesse mesmo capítulo fala-se de fé e esperança. Esperemos então esse verdadeiro sentimento pleno de amor. “Um dia o veremos face a face” ─ disse o apóstolo Paulo, resignadamente.

Peçamos a Deus que nos dê de sua graça e estenda a sua misericórdia sobre nós, pois, somos reles humanos, vendidos como escravos ao pecado. Quanto mais lutamos para conhecer esse amor em toda a sua plenitude ─ do qual Cristo foi portador ─ mas afundamos dentro de nossa desprezível pequenez. “A minha graça te basta, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” ─ foi a resposta Divina dada a Paulo num momento em que ele se deixou levar pelo “poder” da exaltação.

Mas, finalmente, o que há por trás desse sentimento de amor que permeia nossa vida de relação? Será que existe em nós uma verdade latente que resistimos em aceitá-la? Será que não estamos a confundir o sentimento de amor com os nossos discursos amorosos, provisórios e às vezes antagônicos, em relação ao outro? Será que por trás desse discurso afável, de belos gestos e belas palavras, não se escondem odiosos pensamentos e os mais repulsivos intentos? Será que o poder racional de convencimento, que manejamos tão bem, não é uma “meia verdade” que se oculta por trás do nobre sentimento de amor, que tanto se fala, se canta, e se declama em versos, ensaios e prosas?



“...porque o AMOR é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme.”
(Cantares de Salomão 8: 6)




Ensaio por Levi B. Santos
Gurabira, 23 de maio de 2009



7 comentários:

Antônio Ayres disse...

Caro amigo Levi:

De fato, como bem demonstra o seu ensaio, só Deus sabe quantas manipulações acontecem, disfarçadamente, sob o rótulo de amor.

As Delegacias da Mulher, aqui em São Paulo, por serem administradas por delegadas mulheres, hoje já têm estatísticas aterradoras sobre as agressões sofridas por mulheres, por parte de seus maridos, que supostamente, "as amam".

E, curiosamente, um dos autores citados por você, Erich Fromm, explica, em seu livro "A Arte de Amar", que o verdadeiro amor exprime-se através de um ato de vontade, de decisão.

Então, para não se manipulado, ama-se APESAR DE, e não POR CAUSA DE, o que nos remete, como você tão acertadamente demonstrou, ao amor de Jesus, que nos amou e ama, incondicionalmente.

Forte abraço!

Levi B. Santos disse...

Prezado professor e amigo Antonio Tadeu Ayres


Sou grato pelo seu enriquecedor comentário.

Quanto ao amor, o apóstolo Paulo foi muito feliz quando disse: “Agora vemos em espelho, de maneira obscura”. (I Coríntios 13: 12).

Diante do espelho só podemos ver a parte frontal do nosso corpo. Atrás, isto é, as nossas costas, não as enxergamos pelo espelho.

Transformando em metáfora o que Paulo falou aos Coríntios, poderemos concluir que, por trás do amor existe uma incógnita que o ‘espelho’ dos nossos olhos (por serem humanos) não consegue decifrar.

Graça e Paz,

Levi B. Santos

Unknown disse...

Olá Blogueiros, depois do site de vídeos YouTube que revolucionou a internet no mundo todo, o

site CristaoTube está se destacando, o primeiro site de vídeos cristão. Na verdade o site é

uma mistura de Myspace com Youtube, sendo único, com um design totalmente inovador e

estiloso.
Visite: http://www.cristaotube.com.br

Ele é o primeiro site de vídeos Cristão do Brasil, e melhor, nele você pode colocar músicas,

clipes e ter o seu próprio Blog álem de ter acesso a notícias e matérias exclusivas.

Unknown disse...

Olá Blogueros, depois do site de vídeos YouTube que revolucionou a internet no mundo todo, o

site CristaoTube está se destacando, o primeiro site de vídeos cristão. Na verdade o site é

uma mistura de Myspace com Youtube, sendo único, com um design totalmente inovador e

estiloso.
Visite: http://www.cristaotube.com.br

Ele é o primeiro site de vídeos Cristão do Brasil, e melhor, nele você pode colocar músicas,

clipes e ter o seu próprio Blog álem de ter acesso a notícias e matérias exclusivas.

glauciasemfalas disse...

Suas palavras me fizeram lembrar do Soneto de Camões

Amor é um fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?

glauciasemfalas disse...

O SER E O AMOR

O ser precede o fazer
O que fazemos
é determinado
pelo o que somos

O amor aceita o outro
como ele é
É compassivo, perdoa
Pensa sempre o melhor

Esse poema é de minha autoria. Dá uma passada no meu blog e lê o que eu escrevi sobre o amor, dentro das palavras de Paulo.

guiomar barba disse...

Enganoso é o coração...
Miserável homem que sou, quem me livrará do corpo desta morte...
Quero absorver com todo meu ser o amor de Deus e fazêlo derramar-se para o meu próximo.
Quero ser pão partido e vinho vertido...
Só Ele pode nos ajudar a viver o verdadeiro amor.
Seu ensaio é confrontador... Abraço.