13 maio 2016

Novo Presidente Evoca o Positivismo




O Positivismo, sistema filosófico criado pelo francês Auguste Comte em 1852, pretendia dar ares de ciência aos pensamentos metafísicos da religião. Republicanos de nossa história, como Benjamin Constant e Cândido Rondon foram ardorosos seguidores dessa corrente humanista.

Segundo a doutrina positivista o ser humano passava por três fases. Na primeira fase (Teológica) os fenômenos naturais e sociais eram percebidos como ações divinas. A segunda fase (metafísica) abrangia o estágio em que o indivíduo, pela reflexão, interpretava o mundo através de conceitos abstratos. A terceira fase (Positivista) compreendia o estágio mais avançado em que os fenômenos eram bem mais dissecados, através de elaborações preconizadas pela metodologia científica.

Da célebre frase cunhada por Auguste Comte, “o Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim” foi derivado o lema Ordem e Progresso” que adorna nossa bandeira nacional.

Hoje, em plena pós-modernidade, ecos da construção filosófica Comteana ainda emite seus eflúvios. Influências do positivismo, por exemplo, inspiraram recentemente Michel Temer a adotar o logotipo para seu curto governo em meio a uma crise sem precedentes: A logomarca “Pátria Educadora” que servia de pano de fundo televisivo para as aparições da presidenta recém-afastada, deu lugar a um globo estrelado na cor azul sobre um fundo também azul com a faixa “Ordem e Progresso” em amarelo, tendo abaixo a inscrição “BRASIL Governo Federal” símbolo do presidente interino que pretende ir até o final de 2018.

Dizem que Religião e Política não se misturam: são como o óleo e água. Mas só mesmo o Michel Temer, no alto de seu último estágio compreendido por altas e profundas elaborações metafóricas(Positivismo), é quem sabe as motivações reais que o levaram a tecer considerações “temerosas” sobre o tema “religião” no encerramento do seu discurso de posse:

Religião vem do Latim “religare”. Portanto quando você é religioso você está fazendo uma religação. O que queremos fazer agora com o Brasil é um ato religioso, um ato de religação de toda a sociedade brasileira com os valores fundamentais do nosso país” finalizou de forma enfática.

A filosofia positivista de Auguste Comte influenciou a nossa nascente república nos idos de 1889, ao trazer em seu modus operandi conceitos de cunho religioso para os campos da sociologia e da política. A psicanálise diz que nunca podemos estar seguros de que uma ideia que se apodera de nós é realmente nova. A instância psíquica denominada “Inconsciente” costuma pregar peças na Consciência. Quem sabe se esse mesmo pensamento positivista que inaugurou a república de Deodoro e Floriano, não está arraigado no inconsciente dos intelectuais republicanos de hoje? O próprio Temer, pode ter sido vítima das forças poderosas do inconsciente quando, poucos dias atrás ao sondar quem deveria fazer parte do seu quadro de governo, convidou um líder religioso para a Pasta da Ciência e Tenologia. Como religião e ciência aqui em nossas plagas são instâncias inconciliáveis, o novo presidente prontamente se desvinculou da ideia positivista de unir essas duas categorias: a pasta da Indústria e Comércio caiu melhor nas mãos do religioso.


Por Levi B. Santos
Guarabira, 13 de maio de 2016

2 comentários:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Boa tarde, Levi.

Tenho pra mim que o logotipo do novo governo tenha mais a ver com o uso frequente da bandeira brasileira pelos manifestantes. Logo, seria mais uma jogada de marketing buscando ganhar a simpatia dos que foram às ruas pedir o impeachment da Dilma bem como o fim da corrupção.

Agora cá entre nós. Aquele anúncio de "pátria educadora" estava mesmo ridículo. O governo conseguia ser um monte de coisa ruim, menos uma pátria educadora. Aliás, com tantos escândalos de desvio de dinheiro, propinas e mentiras descaradas, o que assistíamos na TV era justo o contrário. Agora, porém, Temer adota uma propaganda que, na verdade, não promete nada e nem se esconde atrás de qualquer feito. Apenas lembra aquilo que está escrito na nossa bandeira, o que já é uma meta a ser alcançada pelo Estado republicano. Afinal, quem é que irá falar mal de um símbolo assim?!

Vamos ver se ele consegue mesmo por ordem na casa e alavancar o progresso! Pois esta é a visão, digamos, mais popular a respeito dos escritos da bandeira nacional.

Ótimo final de semana!

Anônimo disse...

Olha o golpe! Michel Temer é masson, foi acusado de satanista. Ele pode ser um dos 10 "reis" que vão governar com o anticristo. Cuidado!